Milton Pradines esclarece questões ambientais depois do vazamento de cloro
Depois de passado o susto do rompimento em uma das tubulações da indústria química Braskem em Maceió, no último sábado (21), o que fica agora é o receio que o gás cloro que vazou atinja o meio ambiente e a população da região sul de Maceió.
Milton Pradines, relações institucionais da Braskem, esclareceu dúvidas ambientais sobre o vazamento de gás ocorrido no último sábado.
Arquivo Primeira Edição
Já o relações institucionais da Braskem, Milton Pradines, em entrevista ao Primera Edição, disse que o vazamento do gás cloro não trará prejuízos aos seres vivos. “Como o cloro é um gás não há, a princípio, nenhum dano ao meio ambiente e população, nem em curto nem em longo prazo”, disse. “Apenas o desconforto causado ontem [sábado] pelo incidente, pelo qual lamentamos”, completou.
Ainda de acordo com Pradines, o incidente do último sábado foi uma fatalidade, já que a Braskem segue todas as normas de segurança e investe em manutenção e frisou a habilidade dos funcionários em conter o vazamento rapidamente. “A Braskem faz contínuos investimentos em manutenção, segue todas as orientação da ISO e tem práticas rígidas de controle. Isto ficou evidenciado no tempo de solução do incidente. Cerca de 20 minutos”.
Braskem vista de trás, próximo ao local do vazamento
Jessica Pacheco
Como a tubulação que se rompeu fica muito próxima a lagoa Mundaú, muitos pescadores temem que o gás venha a atrapalhar a pesca no local. Quanto a isso, Pradines foi enfático. “Não há nenhuma relação entre o incidente e a atividade da pesca”.
Indagado sobre a denúncia de que nunca houve ensaios de acidentes e vazamento de gás, entre indústria Braskem e população do Trapiche da Barra, Milton Pradines negou veementemente a informação e garantiu ter ações de prevenção, conscientização e simulação tanto no Trapiche, quanto no Pontal da Barra. “Temos ações contínuas de conscientização das comunidades vizinhas. São realizadas reuniões mensais de informação e simulados estão programados anualmente. Isto inclui a comunidade do Trapiche e do Pontal”.
Conheça o gás cloro
O cloro está presente em 90% dos medicamentos
Internet
O cloro é um elemento químico , símbolo Cl, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. É um gás extremamente tóxico e de odor irritante. Tem coloração amarelo-esverdeada, sendo 2,5 mais pesado que o ar. É abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida.
O cloro é aplicado principalmente na purificação de águas, no branqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados, como por exemplo o hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.
O cloro provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de 1.000 ppm. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial.
Uma exposição aguda a altas concentrações de cloro ( porém não letais ) pode provocar edema pulmonar, ou líquido nos pulmões. Uma exposição crônica abaixo do nível letal debilita os pulmões aumentando a suceptibilidade a outras enfermidades pulmonares.